Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Bougainville, eu adoro!

Você, provavelmente, conheça uma "Bougainville" (buganvília). É uma planta que fica cheia de flores coloridas quase o ano inteiro. Geralmente é encontrada em formato de um arbusto que escala paredes e treliças e floresce muito, principalmente se o clima for favorável. A buganvília gosta de lugares quentes e relativamente secos. Se você mora em uma região mais fria, não se preocupe, ela também florescerá. Aqui no Rio Grande do Sul é uma planta muito apreciada.
Quanto ao seu gosto pela água, a buganvília enfraquece com o excesso de água, ficando sem nenhuma flor e apenas com folhas. Procure um meio termo, ou seja, regue o suficiente para manter o solo úmido, mas não encharque. Alimente a planta com um fertilizante rico em fosfato, para manter as flores exuberantes. Fertilize pelo menos uma vez ao ano, no início da primavera, para ajudar o crescimento da planta nessa estação. Você deve podar a buganvília. Essa planta cresce bastante e precisa ser bem podada, para forçar o florescimento e manter um formato bonito. Após o término da floração, corte-a em alguns centímetros. Isso promove o crescimento saudável na primavera.De preferência use luvas quando for podar a buganvília, pois algumas pessoas ficam com uma irritação cutânea quando a podam.
A buganvília precisa de apoio para cobrir paredes, cercas ou outras áreas. Para crescer verticalmente, você pode pendurar fileiras de arame ou barbante na superfície que pretende cobrir. Enfie os galhos da buganvília por trás desses suportes de orientação a intervalos regulares. Modele o seu crescimento e Foto: Carla Garciasajuste conforme a necessidade, até a buganvília começar a cobrir a parede ou outra superfície.
Encontramos flores da buganvília com cores e tonalidades diversas de: rosa, branco, vinho, laranja, e ferrugem.
A buganvília também é conhecida cono Primavera e Três Marias. Na Floricultura Armazém de Plantas, Recanto de Portugal, em Pelotas, onde as fotos acima foram feitas você sempre encontra mudas de diversas cores e tamanhos. Agora também com uma variedade anã (vide foto abaixo).
Fotos: Carla Garcias