Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Por que Morro Redondo?


Imagens de locais de nosso sítio na colônia São Domingos, Morro Redondo.

Ontem, quando viajávamos de volta à Pelotas, no fim da tarde, após um agradável final de semana no sítio, olhei para aquela bela paisagem de morros, diferente da que temos em Pelotas, cidade muito plana. Logo pensei: o nome dessa cidade, Morro Redondo, deve ser em homenagem a algum morro “redondinho” dessa região.
Hoje resolvi pesquisar sobre a origem desse nome.
Achei o seguinte:
“ O nome do Município de Morro Redondo tem sua origem em um morro situado na zona urbana da cidade cujo aspecto apresenta-se arredondado.”
No site da Prefeitura Municipal de Morro Redondo consta que o município possui aspectos predominantes das colonizações alemã e portuguesa, caracterizando uma arquitetura própria da região rural do sul do Estado.
As famílias de origem portuguesa habitavam , principalmente, a região hoje denominada, "Passo do Valdez", onde se estabeleceram os primeiros comércios do Município.
Morro Redondo ergueu-se a partir do loteamento de sesmarias pertencentes aos portugueses e, iniciou sua colonização, com a chegada de imigrantes alemães, maioria pomeranos, e alguns italianos.
O primeiro núcleo de colonizadores alemães, estabeleceu-se na atual colônia São Domingos, no ano de 1886, com o loteamento das terras pertencentes ao político José Domingos de Almeida. O fluxo de colonização alemã progrediu até 1892.
Morro Redondo era um dos 8 distritos da cidade de Pelotas, tendo se emancipado aos 12dias do mês de Maio de 1988.É um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, sua população estimada em 2007 era de 6.199 habitantes.
Nosso sítio, fica localizado na colônia São Domingos, há 4 Km da zona urbana de Morro Redondo, é um local alto e de belíssima paisagem.

2 comentários:

Arceli disse...

A!! se eu caminhace para poder andar nestes caminhos lindos!!
Beijão !!

Ana disse...

Preciso fazer turismo... em Pelotas! Heheheh!