Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Patriotismo! É isso ai...

Terça-feira, 15 de Junho de 2010, são 15 horas. Já estou saindo da Unidade de Saúde Básica (posto de saúde) onde trabalho como médica até às 17 horas, diariamente.
Hoje a Seleção Brasileira de Futebol, comandada pelo técnico Dunga, estreia como participante na Copa do Mundo, em território africano.
O bairro onde trabalho está no auge, são muitos trabalhadores que retornam nesse horário, pois hoje o BRASIL inteiro está parando mais cedo.
Na rua há crianças com bandeirinhas, carros também embandeirados, algumas ruas decoradas, gente com apitos, são cornetas (vuvuzelas), camisetas verdes e amarelas e outros adornos. Sente-se um "cheiro brasileiro no ar".
Não importa a idade, a cor, o sexo, a classe social, é um povo unido na mesma emoção, isso já dizia em uma canção.
Não é só a paixão pelo futebol que une tanta gente diferente, com certeza! Mas me atrevo a classificar esse momento de patriotismo .
Imagino que em quase todos os lugares povoados desse imenso e belo Brasil, as pessoas se encontram nessa expectativa. Alguns podem até dizer que são contra o evento, contra o futebol, falam que é ópio mundial e outras classificações, mas do Oiapoque ao Chui existem elos que formam a imensa corrente.
Confesso que me emociono e me orgulho de ser brasileira nesse momento.
Ser patriota é amar a nação, apesar de tudo.
Alguns intelectuais acham que a pátria é somente um território, um pedaço de terra, acham que ser patriota é xenofobismo.
Para mim patriotismo é amar a terra onde nascemos, é ter orgulho de nossa cultura, de nosso povo, de nossa espetacular beleza natural, é ter respeito com nossos cidadãos, é ter o cuidado com nosso espaço ambiental.
Brasil não é apenas a faixa territorial que o representa, o Brasil somos nós.
Viva o futebol que consegue tão bem nos fazer sentir patriotas.
Viva o VERDE-AMARELO, viva nossas cores.
"Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!" Olavo Bilac



Eu e minha fiel amiga Pupy, aguardando a estreia da Seleção Brasileira

Nenhum comentário: