Powered By Blogger

domingo, 6 de junho de 2010

Domingo no meu bairro, Recanto de Portugal, Pelotas.

Em outras postagens sempre tenho escrito sobre meus finais de semana em nosso sítio. Nessa semana tivemos um “feriadão”, ou seja, um final de semana prolongado, pois o feriado de Corpus Christi, caiu numa quinta-feira, sendo que na sexta-feira, tivemos ponto facultativo na maioria das repartições públicas e particulares de Pelotas.
Voltamos do sítio, eu e meu marido, no sábado à tardinha, pois à noite tínhamos o aniversário de 15 anos da filha de uns amigos. Domingo ficamos na cidade, aproveitei para passear no meu ciclo-motor elétrico, na praia do Laranjal e no meu bairro, Recanto de Portugal.


Nasci e moro, até hoje, na cidade de Pelotas, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, o mais ao sul do Brasil. Possui uma população de cerca de 350.000 habitantes e é a terceira cidade mais populosa da região sul. Está localizada a 250 quilômetros, da capital do estado, Porto Alegre.
Minha cidade, como boa parte das cidades do sul do Brasil, teve como origem principal a colonização portuguesa. Esses imigrantes, dos quais sou uma descendente, influenciaram nossa cultura, principalmente no canto e na dança, nossa arquitetura e muito na nossa culinária. Pelotas é conhecida como a Capital Nacional do Doce. Essa herança, conservada até hoje, foi trazidas pelos portugueses. Nossos doces preservam as receitas tradicionais portuguesas, cuja base é ovos e nozes.
Há aproximadamente 22 anos, habito o local conhecido como Recanto de Portugal que é um sub-bairro da praia Laranjal, ficando bem próximo das famosas charqueadas de Pelotas.
Fica um pouco mais distante do centro da cidade, em torno de 7 km, é um sub-bairro relativamente grande, mas ainda carece de melhorias na infra-estrutura. Suas ruas não são pavimentadas, exceto a que conduz à sede campestre do Clube Centro Português. Grande parte do sub-bairro fica na beira do Arroio Pelotas. Esse arroio drena o município, desaguando no Canal São Gonçalo, canal que liga a Lagoa dos Patos à Lagoa Mirim.
Nosso Arroio Pelotas, ao qual chamamos de “o rio”, também não resistiu aos “assédios” da poluição. Atualmente suas águas não são próprias para o banho, embora algumas pessoas ainda o façam.
Já foi um local bem mais sossegado e tranqüilo, havia segurança. Nossas casas não precisavam de tanto aparato como grades, muro altos, cães de guarda de raças bravas, alarmes e outras formas de impedimento aos “amigos do alheio”. Meus filhos criaram-se brincando em suas ruas, pedalando suas bicicletas, jogando futebol, etc. Mas isso é coisa do passado, hoje temos todos os perigos como qualquer cidade de porte médio do Brasil.



O lindo Arroio Pelotas, observem os "rastros" dos seres humanos nas margens.


Antiga sede campestre do Clube Centro Português de Pelotas.

Nova sede Campeste do Clube Centro Português de Pelotas.


Todas as ruas tem nomes de cidades e locais de Portugal.


Terreno adquirido, no Recanto de Portugal, por meu filho. Possivelmente construirá sua casa nesse local.


Casa de meu sobrinho e afilhado, recentemente construida no Recanto de Portugal.


Vista lateral de nossa casa que, no momento, aguarda início de nova pintura de paredes externas.

5 comentários:

Arceli disse...

Olhando estas fotos da uma saudades!, linda a casa do Leandro.
Beijos!!!

Arceli disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luciana disse...

Por isso que eu amo o Recanto!!!

Ana disse...

Este bairro é mesmo lindo!
As casas são maravilhosas!
E parece tão tranquilo...

by MSaran disse...

Oi Carla, tudo bom?
Primeiramente deixa eu me apresentar, meu nome é Marise Saran, sou estilista artesão de jóias em pedras brasileiras. resido em Porto Alegre com meu marido e filho de 13 anos. Mas o motivo porque lhe escrevo é para pedir uma opinião e informações sobre o bairro Recanto de Portugal, se possível. Vi que tem casas lindissimas, o bairro é lindo, mas e a infroestrutura? Este bairro possui saneamento básico(esgoto, água encanada, telefone, internet, tv a csabo, etc)? Ele alaga em dias de chuva, já que as ruas são de chão batido..?Ele abriga moradores permanentes ou apenas na temporada de verão?
Seria viável colocar a Maison MSaran nele? Veja meu blog, ali está uma parte do trabalho que faz a Maison... E o principal, qual a media de preço dos imoveis na região?
Desculpe o ioncomodo com tantas perguntas, mas tenho uma proposta de adquirir uma residência aí, gostaria então de contar com a opinião dos moradores do Bairro, antes de tomar uma decisão desta importancia. Abraços, gostei muito do teu blog, e fico no aguardo de pronto retorno
Marise Saran da Rosa