Powered By Blogger

domingo, 24 de janeiro de 2010

Ainda em Portugal: Cidade do Porto e Vila Nova de Gaia



Cave de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia

Ponte, rio Doro

Porto e Vila Nova de Gaia são lindas!

Sobrado típico da região central do Porto, nossa hospedaria


Após a visita à Óbidos, nossa próxima cidade foi Porto. Lá nos hospedamos em um local bem central, próximo ao metrô e a lugares históricos. Era um hotel próximo ao calçadão. Exteriormente, só uma porta junto à calçada, mas dentro muito aconchegante e limpo. O casal proprietário eram muito educados e gentis. Tinha até um simpático cão branco, pêlo de arame, chamado Pipocas, pelo seu hábito de ser tão pulante,conforme fomos informados e constatado.

A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Condado de Portucale (condado que deu o nome a Portugal). É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, o seu centro histórico, catalogado como Património Mundial pela UNESCO, pela Casa da Música e pelo seu clube de futebol Futebol Clube do Porto.
O Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem 216 080 habitantes (Portuenses) (2008).
A cidade metrópole é formada por municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano conta com cerca de 1 200 000 habitantes. É a maior região econômica de Portugal.

Na área Metropolitana do Porto econtramos o municpípio de Vila Nova de Gaia, lindo, imperdível. A cidade está localizada na margem sul da foz do rio Douro. As caves do famoso vinho do Porto ficam lá localizadas.


ADORAMOS ESSA REGIÃO.

Nenhum comentário: