Powered By Blogger

sábado, 16 de janeiro de 2010

Férias!!! Estava precisando.

"O trabalho é a roda que gira a economia e a sociedade."
O termo trabalho se refere a uma atividade própria do homem, mas outros seres também atuam dirigindo suas energias coordenadamente com uma finalidade determinada. Entretanto o trabalho propriamente dito, entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano.
"Profissão é o ofício ou modalidade de trabalho de um indivíduo."
Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional.

Comecei a trabalhar, oficialmente, na área de ensino médio no início do ano de 1978. Lecionei as disciplinas de Química e outras afins, em escolas municipal e estadual, durante 18 anos.
Gostava muito dessa atividade, mas como em 1990, resolvi cursar a Faculdade de Medicina e, ao concluir o curso, em Julho de 1996, desisti de ser professora do ensino médio.
Fui fazer residência médica na área de Medicina Preventiva e Social, passando a exercer a profissão de médica.
Trabalhei na zona rural, São Lourenço do Sul (RS), mas retornei a trabalhar na Secretaria da Saúde de Pelotas e como tutora de alunos estagiários em postos de saúde da Universidade Federal de Pelotas.
Entrei para o curso de mestrado em Saúde e Comportamento e entrei para o quadro de professora da área de saúde coletiva da Universidade Católica de Pelotas.
Hoje, meu dia-dia, é dividido entre a atividade de ensino e a assistencial, sempre em Unidades Básicas de Saúde, localizadas em regiões periféricas de Pelotas.
Embora, muitas vezes cansada, pois já são 31 anos de trabalho e 52 anos de idade, posso dizer que gosto do que faço.
Adoro poder transmitir o pouco que sei para os alunos, com quem sempre tenho um ótimo relacionamento. Também sinto-me útil ao tentar amenizar o problemas de pessoas doentes ou "adoecidas" por problemas econômicos, sociais e de suas vidas diárias.


Exercendo minhas funções de médica e professora do curso de Medicina

Com alunos do cursa de Fisioterapia, homenagem recentemente
Mas mesmo fazendo o que a gente gosta, o corpo e a mente cansam, por isso é importante aquele tempinho de descanso, chamado de férias.
Meu primeiro dia de férias foi ontem. Foi estranho, acordei tão cedo quanto nos outros dias, antes das 7 horas da manhã, sem despertador. Parecia que eu tinha que ir trabalhar!
Pude ler o jornal com calma e saborear o café da manhã. Após fui passear no meu ciclomotor elétrico (presente que me dei de Natal), indo visitar uma amiga e após fui à academia de ginástica, com tempo (sempre vou nos intervalos das atividades, rapidamente). Mas quando cheguei em casa tive uma surpresa, a empregada doméstica não tinha vindo trabalhar, nem sequer avisou (hoje arranjou uma desculpa qualquer e eu "engoli").
Meu filho Felipe ajudou a preparar um almoço rápido, deu certo, todos gostaram.
Pela tarde fui na manicure (nem eu acredito que fiz issi, não é de meu costume), joguei tênis e andei no ciclomotor.
À noite fiz uma jantinha para o marido, estávamos só em casa, foi legal, às vezes é bom ter um tempo só para o "casal".
Embora não tenha nenhuma viagem ou veraneio programado, espero curtir esses 30 dias de férias. Pena que passam rápido....



Boas férias à todos aqueles que estão também curtindo esse período.

3 comentários:

Luciana disse...

Curte bastante as férias mãe!! Além de férias do trabalho, tu estás de férias de mim!!! hehehehe
beijãoooo

Arceli disse...

É muito bom estar de férias, aproveita bastante.
Beijos!!!

Raquel Barboza Lhullier disse...

Férias merecidas! aproveita! lindas as fotos!
continuamos aqui de molho!
beijos