Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Óbidos, a cidade fortaleza, Portugal.

ÓBIDOS



Óbidos é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, na região centro-oeste, fazendo parte da Região de Turismo do Oeste, com cerca de 3 100 habitantes. É sede de ummunicípio com 142,17 km² de área e 10 875 habitantes (2001).
O nome Óbidos não deriva da palavra óbitos, mas sim do termo latino oppidum, significando «cidadela», «cidade fortificada».
Na suas proximidades foram encontrados vestigios arqueologicos da povoação romana de ‘Eburobrittium’. Segundo Plínio-o-Velho, escritor romano do século I, Eburobrittium era uma cidade romana que existia entre Leiria (Collipo) e Lisboa (Olisipo).
Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, o Castelo de Óbidos uma das pousadas mais belas de Portugal.



Ruas estreitas, com de pitorescas casas adornadas, na sua maioria, por bouganvilles belíssimas.Artesanato de boa qualidade e boa gastronomia sem falar na "Ginjinha", provei e aprovei.
No município da bonita vila medieval de Óbidos, graças ao seu particular microclima, são produzidas as melhores ginjas silvestres da Europa.
O Licor de Ginja, fruto agridoce da família das cerejas, tem a sua origem na Ásia Menor, no litoral do Mar Cáspio.
Ninguém passa por Óbidos sem saborear um cálice, pelo menos, desse licor.

Ao sairmos de Lisboa, em nossa camionete de aluguel, nosso primeiro destino foi Óbidos. Passamos boa parte daquele dia num pedaço da História Portuguesa.
Quem for à Portugal deve incluir essa cidade no roteiro. Recomendamos.

4 comentários:

Fernanda Santiago Valente disse...

Oi Carla, também tenho origem portuguesa e sou louca para conhecer as minhas raízes... um dia conhecerei Portugal... Vi que você é gaúcha. Estive perto de Pelotas, em setembro de 2008. Estarei em Aceguá em fevereiro. É perto? Como está o clima por aí?

um beijo e volte sempre

Fernanda Santiago Valente disse...

Oi Carla, então, estava pesquisando na Internet sobre Aceguá. É que vou lá com um grupo da igreja. Saio daqui dia 02. Vou ficar 15 dias por lá. Quanto ao meu nome, é português sim. O sobrenome é meu mesmo. Casei, mas mantive meu sobrenome. Tenho parentes distantes que moram em Porto. Não tenho contato, mas meu avô dizia que tinha muita gente da família dele por lá, como primos e sobrinhos...
Um dia vou pra lá. É uma vontade muito grande que tenho de conhecer. Vi que é médica, qual sua área?
Um abraço grande e um excelente domingo para você. Muito obrigada pelas informações, e obrigada por me seguir também.

Anônimo disse...

Sou brasileiro de Óbidos, no Pará. Aqui na Amazônia, a Óbidos brasileira também tem suas origens fincadas numa fortaleza para garantir o domínio português na região. E a ginja aqui chama-se Pitanga.

Anônimo disse...

Sou brasileiro de Óbidos, no Pará. Aqui na Amazônia, a Óbidos brasileira também tem suas origens fincadas numa fortaleza para garantir o domínio português na região. E a ginja aqui chama-se Pitanga.