Sou de origem lusitana, católica de batismo e, de certa forma sempre criada dentro dos padrões da Igreja Católica. Estudei em colégio de freiras durante 13 anos, fui crismada, fiz a 1ª Comunhão e casei -me na Igreja. Não sou divorciada, há 32 anos sou casada com “o mesmo marido”.
Todos os anos que estudei no colégio de freiras, Quinta-feira Santa, era feriado. Lembro que nesse dia já havia aquele “clima” de preparação para a Sexta-feira Santa. Nas rádios só se ouvia música erudita e falava-se baixo . Lembro bem da procissão de Nosso Senhor dos Passos, nas ruas da cidade. A imagem de Cristo, com coroa de espinhos, roupa roxa e carregando uma cruz, me causavam um certo "medo" (sempre fui uma criança assustada). No dia seguinte, minha mãe e minha avó iam à Catedral de Pelotas, eu ia junto. Cristo já estava preso a cruz, com a genitália coberta por lençol. Minha avó, beijava os pés daquela imagem.

No cinema passavam-se filmes sobre a Paixão de Cristo. Comer carne!! Nem pensar... Foi ai que talvez tenha me apaixonado por peixes e outros frutos do mar.
Sábado de Aleluia, que bom... Hora de preparar o ninho para os ovinhos de chocolate. Lembro da cestinha de vime com palha de madeira....Viva o DOMINGO, é Pascoa, Jesus ressuscitou.... O “coelhinho deixou os ovinhos” (afinal eu era “comportada!”).

A Segunda-feira de Páscoa é o dia que sucede o Domingo de Páscoa, “ Segunda-feira da Renovação" é feriado em numerosos países de todo o mundo.Na minha escola também era feriado. Era um grande FERIADÃO, 5 dias seguidos de folga...
Ainda sigo o Cristianismo, mas não tenho mais sido uma católica “praticante”. Atualmente, além de meu trabalho como médica, junto à Secretaria de Saúde de minha cidade, também lesiono no curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas.
Durante todos esses anos, a nossa prefeitura tinha a Quinta-feira Santa, como ponto facultativo (traduzindo:"sempre era feriado na maioria dos órgãos públicos municipais"). A Universidade Católica chegava até dar feriado aos professores e funcionários na segunda-feira após a Páscoa (ano passado foi assim, lembro bem).
Na agenda acadêmica 2010, que me foi dada pela UCPEL, no início desse ano letivo, consta dia 01 de abril (quinta-feira) como feriado acadêmico (Semana Santa). Os meus alunos , na quarta-feira despediram-se falando do feriado e comentando que iam, na sua grande maioria, retornar às cidades de origem.
Por isso fiquei com aquela sensação de que, quarta-feira, após às 17 horas, só voltaria ao trabalho, na segunda-feira dia 05 de Abril.
QUE ALEGRIA!!!! ANDO CANSANDO, ACHO QUE É O PESO DA IDADE!!!
Embora não indo viajar, fiz planos de colocar algumas coisas de minha casa e de minha mãe (85 anos, tudo resolvo para ela...) em dia. Era um dia útil no comércio, bancos...
E de repente:

Ao meio dia da quarta-feira, fiquei sabendo que o feriado de alguns professores da UCPEL, só seria apartir de sexta-feira, ou seja, os que atuam no ensino nas Unidades Básicas de Saúde, deveriam trabalhar, bater o ponto, etc. Os demais liberados.
Na minha Unidade Básica de Saúde da Prefeitura, optou-se por não fazer feriado, mas só eu, o recepcionista e o enfermeiro comparecemos....Noutras UBS não houve atendimentos.
Pior de tudo, foi um dos dias mais conturbados de trabalho....Na UBS da UCPEL, pela manhã, abri vários Pré-natais (são vários papéis para preencher, além da consulta, é claro, que por natureza é demorada).
No meio da manhã, minha mãe, de 85 anos, solicitou-me vários "favores" que "tinham" que ser cumpridos hoje...ufa!!!! Compras no supermercado (um listão), farmácia de manipulação e bancos...em véspera de feriadão!
Sai do trabalho ao meio-dia, almoçei fora de casa e sai para os "afazeres de minha mãe".
Quando olhei no relógio, já era hora de começar o expediente do turno da tarde.
Passsei num posto de gasolina para pedir o banheiro emprestado!!! Odeio banheiros públicos!
A tarde foi quente, apareceram pacientes porque viram a porta da UBS aberta. Uns só queriam "favores" (atestados, exames pedidos por outros convênios para serem repassados para o SUS, etc.). Mas, até coisa ruim acaba....
Às 16 horas e 30 minutos não havia mais movimento na UBS, de certo os pacientes foram comprar "as páscoas"! Que cansaço!!!! Ufa!
Mas amanhã é SEXTA-FEIRA, feriado, dia de comer peixe e camarão,minha mãe vem almoçar conosco. Não tenho mais medo de Nosso Senhor dos Passos, não acredito mais no Coelhinho da Páscoa, não sou católica praticante, mas ainda sou cristã.
2 comentários:
Bonita definição da semana Santa, aproveito para ,mandar um grande beijo e uma Feliz Pascoa para todos.
Olá Carla, bom dia.
Verificamos nesta postagem que você faz referência a compra de produtos manipulados, sendo assim, pedimos licença para postar um comentário no seu blog e aproveitar para te convidar e suas seguidoras a conhecer nosso portal Classifarmas.com.br.
Nosso tempo está cada vez mais escasso e o processo de busca, comparação e compra de produtos manipulados se torna um martírio em nossas vidas. Assim, lançamos o portal que permite maior comodidade, praticidade e agilidade nesse processo.
O portal disponibiliza um sistema de cotação fácil e prático que permite aos pacientes otimizar o tempo no processo de busca, comparação e compra de produtos manipulados. Com apenas uma única solicitação de orçamento, o paciente tem a possibilidade de enviar o orçamento para mais de 30 farmácias de manipulação ao mesmo tempo.
Não perca tempo... Venha nos conhecer e faça um cotação. Confira!
Conheça mais sobre o Classifarmas.com.br em:
Portal: http://www.classifarmas.com.br
Blog: http://www.classifarmas.blogspot.com
Twitter: http://www.twitter.com/classifarmas
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1147638203401924605
MSN: classifarmas@hotmail.com
Postar um comentário