Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Hoje, uma Quinta-feira, nada "Santa"!

Quinta-feira Santa é o dia anterior à Sexta-feira Santa, da Semana Santa. Marca o final da Quaresma (período de quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa). Nesse dia, Cristo ceou com seus Doze Apóstolos, na última ceia.


Sou de origem lusitana, católica de batismo e, de certa forma sempre criada dentro dos padrões da Igreja Católica. Estudei em colégio de freiras durante 13 anos, fui crismada, fiz a 1ª Comunhão e casei -me na Igreja. Não sou divorciada, há 32 anos sou casada com “o mesmo marido”.
Todos os anos que estudei no colégio de freiras, Quinta-feira Santa, era feriado. Lembro que nesse dia já havia aquele “clima” de preparação para a Sexta-feira Santa. Nas rádios só se ouvia música erudita e falava-se baixo . Lembro bem da procissão de Nosso Senhor dos Passos, nas ruas da cidade. A imagem de Cristo, com coroa de espinhos, roupa roxa e carregando uma cruz, me causavam um certo "medo" (sempre fui uma criança assustada). No dia seguinte, minha mãe e minha avó iam à Catedral de Pelotas, eu ia junto. Cristo já estava preso a cruz, com a genitália coberta por lençol. Minha avó, beijava os pés daquela imagem.


No cinema passavam-se filmes sobre a Paixão de Cristo. Comer carne!! Nem pensar... Foi ai que talvez tenha me apaixonado por peixes e outros frutos do mar.
Sábado de Aleluia, que bom... Hora de preparar o ninho para os ovinhos de chocolate. Lembro da cestinha de vime com palha de madeira....Viva o DOMINGO, é Pascoa, Jesus ressuscitou.... O “coelhinho deixou os ovinhos” (afinal eu era “comportada!”).


A Segunda-feira de Páscoa é o dia que sucede o Domingo de Páscoa, “ Segunda-feira da Renovação" é feriado em numerosos países de todo o mundo.Na minha escola também era feriado. Era um grande FERIADÃO, 5 dias seguidos de folga...
Ainda sigo o Cristianismo, mas não tenho mais sido uma católica “praticante”. Atualmente, além de meu trabalho como médica, junto à Secretaria de Saúde de minha cidade, também lesiono no curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas.
Durante todos esses anos, a nossa prefeitura tinha a Quinta-feira Santa, como ponto facultativo (traduzindo:"sempre era feriado na maioria dos órgãos públicos municipais"). A Universidade Católica chegava até dar feriado aos professores e funcionários na segunda-feira após a Páscoa (ano passado foi assim, lembro bem).
Na agenda acadêmica 2010, que me foi dada pela UCPEL, no início desse ano letivo, consta dia 01 de abril (quinta-feira) como feriado acadêmico (Semana Santa). Os meus alunos , na quarta-feira despediram-se falando do feriado e comentando que iam, na sua grande maioria, retornar às cidades de origem.
Por isso fiquei com aquela sensação de que, quarta-feira, após às 17 horas, só voltaria ao trabalho, na segunda-feira dia 05 de Abril.
QUE ALEGRIA!!!! ANDO CANSANDO, ACHO QUE É O PESO DA IDADE!!!
Embora não indo viajar, fiz planos de colocar algumas coisas de minha casa e de minha mãe (85 anos, tudo resolvo para ela...) em dia. Era um dia útil no comércio, bancos...
E de repente:



Ao meio dia da quarta-feira, fiquei sabendo que o feriado de alguns professores da UCPEL, só seria apartir de sexta-feira, ou seja, os que atuam no ensino nas Unidades Básicas de Saúde, deveriam trabalhar, bater o ponto, etc. Os demais liberados.
Na minha Unidade Básica de Saúde da Prefeitura, optou-se por não fazer feriado, mas só eu, o recepcionista e o enfermeiro comparecemos....Noutras UBS não houve atendimentos.
Pior de tudo, foi um dos dias mais conturbados de trabalho....Na UBS da UCPEL, pela manhã, abri vários Pré-natais (são vários papéis para preencher, além da consulta, é claro, que por natureza é demorada).
No meio da manhã, minha mãe, de 85 anos, solicitou-me vários "favores" que "tinham" que ser cumpridos hoje...ufa!!!! Compras no supermercado (um listão), farmácia de manipulação e bancos...em véspera de feriadão!
Sai do trabalho ao meio-dia, almoçei fora de casa e sai para os "afazeres de minha mãe".
Quando olhei no relógio, já era hora de começar o expediente do turno da tarde.
Passsei num posto de gasolina para pedir o banheiro emprestado!!! Odeio banheiros públicos!
A tarde foi quente, apareceram pacientes porque viram a porta da UBS aberta. Uns só queriam "favores" (atestados, exames pedidos por outros convênios para serem repassados para o SUS, etc.). Mas, até coisa ruim acaba....
Às 16 horas e 30 minutos não havia mais movimento na UBS, de certo os pacientes foram comprar "as páscoas"! Que cansaço!!!! Ufa!
Mas amanhã é SEXTA-FEIRA, feriado, dia de comer peixe e camarão,minha mãe vem almoçar conosco. Não tenho mais medo de Nosso Senhor dos Passos, não acredito mais no Coelhinho da Páscoa, não sou católica praticante, mas ainda sou cristã.

2 comentários:

Arceli disse...

Bonita definição da semana Santa, aproveito para ,mandar um grande beijo e uma Feliz Pascoa para todos.

Classifarmas.com.br - Guia de Farmácias de Manipulação disse...

Olá Carla, bom dia.

Verificamos nesta postagem que você faz referência a compra de produtos manipulados, sendo assim, pedimos licença para postar um comentário no seu blog e aproveitar para te convidar e suas seguidoras a conhecer nosso portal Classifarmas.com.br.

Nosso tempo está cada vez mais escasso e o processo de busca, comparação e compra de produtos manipulados se torna um martírio em nossas vidas. Assim, lançamos o portal que permite maior comodidade, praticidade e agilidade nesse processo.

O portal disponibiliza um sistema de cotação fácil e prático que permite aos pacientes otimizar o tempo no processo de busca, comparação e compra de produtos manipulados. Com apenas uma única solicitação de orçamento, o paciente tem a possibilidade de enviar o orçamento para mais de 30 farmácias de manipulação ao mesmo tempo.

Não perca tempo... Venha nos conhecer e faça um cotação. Confira!

Conheça mais sobre o Classifarmas.com.br em:
Portal: http://www.classifarmas.com.br
Blog: http://www.classifarmas.blogspot.com
Twitter: http://www.twitter.com/classifarmas
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1147638203401924605
MSN: classifarmas@hotmail.com