Powered By Blogger

domingo, 18 de outubro de 2009

Gatos 1ª parte



Hoje é o Dia do Médico, embora eu e meu marido sejamos médicos, a pedido de uma parceira do jogo de tênis, o tema será GATOS.

Há dois dias escrevi um pouco sobre cães, pois são animais de estimação que fazem parte de minha vida desde muito tempo. Mas e os gatos? Qual minha experiência com esses animais?

Nunca tive uma convivência tão intensa com gatos como tenho tido com os cães, mas eles também não são páginas em branco na minha vida. Alguns até foram muito importantes.

Hoje só farei uma colocação sobre esses felinos domésticos.

O gato doméstico (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou simplesmente gato é um animal da família dos felídeos, muito popular como animalde estimação, sendo um predador natural de animais como roedores, pássaros e lagartixas. A primeira associação com os humanos de que se tem notícia foi há cerca de 9500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga.

Muito utilizados como animais de estimação, os gatos podem ter efeitos benéficos, a medida em que atuam como animais de companhia, auxiliando no tratamento da depressão em seres humanos. Estudos científicos indicam que existe uma redução de 30% no risco de ocorrências de infartos nas pessoas que têm gatos como animais de estimação. O provável motivo desse fato é que o convívio com esses pequenos felinos minimizam o nível de estresse, um dos principais responsáveis pelo surgimento de problemas cardiovasculares.

A presença constante desses animais na sociedade humana faz com que frequentemente sejam criados personagens baseados neles. Alguns gatos fictícios famosos: CatDog, Bafo-de-Onça, Comichão, Frajola, Hello Kitty, Garfield, Gato de Botas, Gato Felix, Manda-Chuva, Penélope, Swat Kats, Tom, entre outros.

Cinco gatos cruzaram meu caminho: Ling, Paquita, Amishe, Bruna e Dafne.
Em outras postagens contarei as suas histórias resumidamente, hoje só farei uma colocação sobre esses felinos domésticos.

Um comentário:

Mel disse...

Carla, tu tens um blog, que legal!!! Serei tua leitora assídua, assim como ja sou de tuas filhas, família blogueira, show de bola! Beijos
Mel (a magrinha amiga da Clarissa)